Homem é condenado a 37 anos de prisão por mandar matar mãe e avó em Vitória da Conquista

Foto ilustrativa


Carlos Santos Ribeiro foi condenado a 37 anos de prisão por planejar e ordenar o assassinato de sua mãe e avó, além da tentativa de homicídio contra outra mulher, em um crime ocorrido em 2007. A sentença foi proferida pelo juiz Valnei Mota Alves de Souza e a decisão foi divulgada pelo Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) nesta terça-feira (18).

O julgamento, realizado por júri popular no dia 13 de junho, condenou Ribeiro por duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio. O crime chocou os moradores de Vitória da Conquista pela frieza e pela motivação: Carlos planejou os assassinatos para herdar sozinho a casa que pertencia à sua mãe, Ionice Souza Santos, e para destruir provas que pudessem incriminá-lo.

No dia do crime, um homem armado, agindo sob as ordens de Carlos, invadiu a residência das vítimas e disparou contra Ionice e Clarice Souza Santos, avó de Carlos, matando-as instantaneamente. Amanda Castro Silva, que também estava na casa naquele momento, foi atingida pelos tiros, mas sobreviveu. O MP-BA não divulgou se Amanda tinha algum grau de parentesco com as demais vítimas.

Na sentença, o juiz Valnei Mota Alves de Souza sublinhou que a condenação foi agravada por motivos torpes, visto que Carlos buscava obter vantagem material e assegurar sua impunidade. O caso ressalta a crueldade e a premeditação do crime, aspectos que pesaram na decisão do júri. Informações do G1.