O governo federal anunciou, nesta sexta-feira, 3, o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado popularmente de ‘Enem dos Concursos’, que aconteceria em todo o país neste domingo (5). A decisão ocorreu por causa das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Na quinta-feira, 2, o Ministério da Gestão havia confirmado que a prova estava mantida e que buscaria garantir o transporte dos gaúchos. O Rio Grande do Sul tem cerca de 86 mil inscritos para o concurso.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT), pontuou que o objetivo do governo federal é não prejudicar os incritos que não possam participar do processo por conta da situação no estado. Ao todo, 2,5 milhões de pessoas se inscreveram no Brasil inteiro.
“O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse o ministro.