Com o mundo moderno onde 80% da movimentação financeira do país é de forma online, aumentou também os crimes de estelionato em todo o Brasil, e a Bahia é recorde em golpe do PIX.
São golpes manjados e bastante conhecidos, mas, que por conta da usura humana ou inocência, tem feito várias vítimas. O golpe mais comum na internet tem sido o praticado em aplicativos, como por exemplo o OLX, quando o estelionatário intermédia a venda de veículos entre comprador e vendedor. A vítima coloca a venda o veículo, os criminosos duplicam esse anúncio, faz a intermediação e acaba ficando com o dinheiro.
Outra modalidade muito comum é o golpe do pix, seja na venda de produtos, site de apostas e fazem falsas vaquinhas virtuais. Já existem aplicativos que falsificam o comprovante do pix e a pessoa é leva a acredita que o dinheiro está na conta.
Outro crime tem sido o do falso traficante, quando o estelionatário liga para a vítima utilizando dadas pessoas dizendo que vai matar familiares, atirar na casa, caso a vítima não efetue o pagamento estipulado. O que choca nessa história é que os estelionatários em sua maioria das vezes são plicados de dentro das penitenciárias. A Polícia Civil orienta as pessoas a procurarem a delegacia caso perceba que está sendo vítima de um golpe.