Caminhões com ajuda humanitária internacional devem receber autorização para entrar em Israel a partir deste sábado (21). Por enquanto, eles seguem aguardando a liberação no Egito. A informação foi confirmada por Martin Griffiths, subsecretário-geral das Nações Unidas para assuntos humanitários.
“Nós estamos em negociações profundas e avançadas com todas as partes relevantes para garantir que uma operação de ajuda em Gaza comece o mais rápido possível. (…) A primeira entrega deve começar amanhã ou depois”, disse Griffiths.
Caminhões com suprimento se dirigiram nos últimos dias para Rafah, cidade que faz fronteira com Gaza e o único acesso ao território palestino que não está sob o controle israelense. Mas só na última quarta-feira (18), o governo israelense informou que não iria impedir a entrada de alimentos, água e remédios para a população civil.
Segundo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o Egito havia permitido, após pedido da ONU, a entrada de até 20 caminhões. O acordo foi firmado em conversa por telefone entre Biden e o líder egípcio, Abdel Fatah al-Sisi. Anteriormente havia a expectativa de que os caminhões fossem liberados nesta sexta-feira (20), porque o Egito precisaria reparar a estrada que liga os dois países.
(Metro 1)