Famílias de baixa renda têm até 30 de junho para solicitar kit gratuito da nova parabólica digital

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até o dia 30 de junho para solicitar gratuitamente o kit que substitui a parabólica analógica pelo novo modelo digital. O benefício, oferecido pelo programa Siga Antenado, inclui tanto o equipamento quanto a instalação sem custo para os beneficiários.

A substituição é necessária porque o sinal analógico de TV aberta via satélite está sendo desligado em todo o país. Canais como a Globo, por exemplo, encerraram as transmissões no antigo formato em março. Sem a troca da antena, as famílias podem perder acesso à programação aberta.

Além de garantir a continuidade do sinal, a nova parabólica digital oferece melhorias significativas, como qualidade de imagem em Full HD, som mais nítido, recepção mais estável e uma grade ampliada, que pode superar 140 canais.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a migração beneficia o público ao modernizar o serviço: “A troca melhora a experiência do telespectador e garante a continuidade do sinal”.

A mudança também é parte de um processo técnico que libera a faixa de frequência utilizada pelas parabólicas analógicas para a expansão da rede 5G no Brasil. Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, a medida foi prevista no edital do leilão do 5G para reduzir impactos sobre a população.