Com patrocínio da Petrobras e realização da Agência Pira, o Ministério da Cultura vai garantir a execução do projeto “São João do Reencontro 2024”, que promete resgatar tradições juninas em 35 municípios baianos.
“A proposta é fortalecer os laços entre a cultura nordestina do São João com a população da capital baiana e cidades do interior”, explicou Filipe Ritz, sócio da Pira e um dos responsáveis pela produção.
Os municípios que receberão o incentivo são: Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camacan, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Coaraci, Conceição do Almeida, Crisópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Euclides da Cunha, Fátima, Governador Mangabeira, Heliópolis, Irajuba, Itapê, Itapicuri, Laje, Madre de Deus, Medeiros, Neto, Mulungu do Morro, Muritiba, Nova Soure, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Salvador, Santo Antônio, São Desidério, São Felipe e Teofilândia. Na capital baiana, o apoio será dado na região do Pelourinho.
Um dos objetivos é devolver o protagonismo da Bahia sobre essa festividade junina. A Bahia já foi o principal destino de comemoração junina, mas com o passar do tempo a gente foi perdendo um pouco este lugar e além de ser um estado rico em tradição, a Bahia é rica em pluralidade bem com sua riqueza em autenticidade.
Para estar presente em tantos municípios, o projeto terá um investimento de R$ 5 milhões. Além do clima de festa, a iniciativa também levará atividades de sustentabilidade e acessibilidade às cidades.
Os municípios selecionados estão passando por alinhamento [com as prefeituras], estão sendo implementadas plataformas PCD, gerando acessibilidade, pelo fato de muitas vezes um município pequeno não ter isso em seu dia a dia porque não tem recurso. Além disso, o projeto também vai incentivar a iniciativa ambiental colocando cestos de coleta seletiva nas áreas dos shows, garantindo que não só o lixo seja coletado, mas também seja tratado.
Flávio Saturnino, diretor de comunicação da Agência Pira, apontou que a intenção da festa é preservar as singularidades de cada município. “A gente tem um plano de comunicação bem robusto entendendo que a gente precisa que a comunicação local seja boa. Com os veículos locais, com outdoor local e a comunicação regional mostrando a grandiosidade destas cidades para todo o estado da Bahia”.
O diretor explicou que as estratégias de comunicação do evento envolvem trazer influenciadores locais “para trazer o ponto de vista deles”. “Eles estão produzindo conteúdos, trazendo a energia e a essência do São João da cidade e a gente está distribuindo esse conteúdo nas nossas redes sociais e enviando para a imprensa do Brasil inteiro”.