Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a entrada de medicamentos genéricos no mercado brasileiro tem forte impacto na redução dos preços farmacêuticos. Quanto mais opções genéricas disponíveis, maior a queda nos custos, com a economia chegando a ultrapassar 50%.
A pesquisa, divulgada na segunda-feira (10), data que marcou os 26 anos da Lei Federal 9.787/1999 — responsável pela legalização dos genéricos no país — aponta que a primeira opção genérica já provoca uma redução média de 20,8% no preço do medicamento de referência. Quando há pelo menos três genéricos disponíveis, a queda pode atingir 55,2%.
Os medicamentos genéricos contêm a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem do produto de referência, mas só podem ser produzidos após a quebra da patente, o que normalmente ocorre 20 anos após o lançamento do remédio original.
Mercados concentrados e consumo em alta
De acordo com o estudo, mercados com pouca concorrência são ainda mais sensíveis à entrada de genéricos, com uma redução de preços de até 34%. A pesquisa também destaca que a introdução desses medicamentos logo após a perda de patente gera uma maior economia. Por outro lado, atrasos podem comprometer os benefícios para os consumidores.
Outro dado relevante é o aumento no consumo de genéricos. Atualmente, eles representam 34% das vendas no setor farmacêutico. Entre 2003 e 2019, a comercialização desses medicamentos teve um crescimento anual médio de 18,3%, ritmo três vezes superior ao dos medicamentos de outras categorias.