As equipes de busca e regaste urbano dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo desembarcaram na Turquia na noite desta quinta-feira, 9, para uma missão humanitária em auxílio às vítimas dos terremotos que atingiram a região no início da semana.
A missão, comandada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, enviou ao país uma equipe composta por 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBMESP). O grupo conta ainda com o suporte de integrantes das corporações de Minas Gerais e Espírito Santo.
O pouso estava programado para acontecer na cidade de Adana, a mais afetada pelo abalo sísmico, mas acabou sendo redirecionada para Ancara em razão do intenso fluxo de aeronaves na região. O KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou à capital turca às 19h, no horário de Brasília.
Desastre natural
A Turquia sofreu um terremoto de grandes proporções na madrugada da última segunda-feira, 6, e já registra mais de 21 mil mortos. O sismo também atingiu a Síria e foi sentido em outros países da região.