A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu um alerta nesta quinta-feira (24) sobre um novo golpe que vem sendo praticado por meio de aplicativos de mensagens, especialmente o WhatsApp.
A fraude consiste em criminosos que se apresentam como funcionários da estatal e realizam chamadas de vídeo com clientes, solicitando o compartilhamento da tela do celular sob o pretexto de solucionar problemas em faturas de água.
De acordo com a Embasa, ao compartilhar a tela, as vítimas acabam expondo dados sigilosos como senhas bancárias e códigos de segurança, que são utilizados pelos golpistas para realizar transações e fraudes.
Ricardo Souza, gerente de relacionamento da empresa, reforça que a Embasa não realiza atendimentos por chamadas de vídeo, muito menos solicita senhas ou compartilhamento de tela. “É essencial que os clientes desconfiem de mensagens de números desconhecidos e só utilizem os canais oficiais de atendimento da empresa”, destacou.
Outro golpe citado por Souza é a emissão de boletos falsos para pagamento de contas de água. Os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais ou sites que imitam o ambiente oficial da Embasa e enviam códigos de barras ou QR Codes fraudulentos. Ao pagar, o valor vai direto para os criminosos.
A orientação da Embasa é que os consumidores sempre verifiquem se estão utilizando os canais corretos e, em caso de dúvida, entrem em contato com a empresa pelos meios oficiais.