Baianos atingiram R$ 9,2 bilhões em compras no e-commerce em 2023, uma alta de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 9 bilhões. Segundo balanço do comércio eletrônico elaborado pela Fecomércio (BA), a partir das informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Do total atingido, 84% (ou R$ 7,7 bilhões) correspondem a compras realizadas de empresas fora do estado, o que é conhecido como transações interestaduais. Desse montante, 51,5% vêm do estado de São Paulo, que é o principal centro logístico do país e abriga grandes empresas varejistas. Em contraste, apenas R$ 1,5 bilhão foram gastos por consumidores baianos em empresas localizadas na própria Bahia.
O valor total de R$ 9,2 bilhões corresponde a 4,6% do faturamento do varejo físico no ano passado, de acordo com levantamento da Fecomércio (BA). Além disso, o mercado consumidor da Bahia representa 4,5% do total movimentado em todo o país e lidera o Nordeste com uma participação de 30% entre os estados da região, superando Pernambuco (18%) e Ceará (14,5%). Em 2023, as vendas da Bahia para outros estados totalizaram R$ 600 milhões.
“Embora tenha ocorrido uma queda significativa de 30%, é importante considerar que isso se deve a uma base de comparação alta, já que no ano anterior houve um aumento de 60,5%. Mesmo com a redução, o valor atual é o segundo maior da série histórica iniciada em 2016, destaca o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes. O principal destino dos produtos baianos é o estado de Sergipe, com R$ 123 milhões, seguido pelo Espírito Santo, que recebeu R$ 79 milhões.