Após uma segunda-feira (23/10) de terror no Rio de Janeiro, após o sobrinho de um miliciano ser morto em um confronto com a polícia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que aumentará o número de equipes federais no estado e no município. Em post nas redes sociais, ele afirmou que mandará uma série de autoridades para a capital carioca.
Ao mesmo tempo, o Diário Oficial da União desta terça-feira (24/10) vem com a autorização de viagem de Dino para o Paraguai. O ministro estará em Assunção nos dias 26 e 27 de outubro para uma reunião com ministros da Justiça e um evento contra o crime organizado
De acordo com Dino, eles vão se reunir com as superintendências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, assim como equipes dos governos estadual e municipal.
“Estamos mantendo e ampliando operações diárias no Rio, no que se refere à competência federal, com realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões. Vamos aumentar mais ainda as equipes federais, em apoio ao estado e ao município”, apontou o ministro.
Flávio Dino terminou o post com o discurso de união entre governos federal, municipal e estadual e afirmou que outras crises foram superadas dessa forma.
“Em um sistema federativo, temos que respeitar os demais entes da Federação e buscar ações convergentes, o máximo quanto possível. Foi assim que agimos em outros estados que atravessaram crises de Segurança neste ano de 2023. Teremos novas decisões nos próximos dias, sob orientação do Presidente Lula”, escreveu.