Delegado da BA é afastado após sumiço de fuzis e mortes de informantes

O delegado Nilton Tormes, coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana de Salvador (Depom), está sendo investigado por suposto envolvimento no desvio de fuzis apreendidos durante uma operação policial realizada em julho de 2024, no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A investigação teve início após uma denúncia feita à Corregedoria da Polícia Civil.

Segundo a denúncia, 14 fuzis teriam desaparecido após a ação policial. A equipe que participou da operação informou ter apreendido apenas seis fuzis, mas o relato aponta que havia pelo menos 20 armas no local, além de pistolas. Também foi relatado o sumiço de joias e dinheiro encontrados no imóvel alvo da operação.

Além das armas, os policiais apreenderam uma metralhadora, mil munições, coletes balísticos e 10 quilos de pasta base de cocaína.

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na última sexta-feira (21) para apurar as denúncias. O órgão afirmou que as investigações seguem sob sigilo.

Em nota, Nilton Tormes afirmou ter ficado surpreso com a abertura do inquérito e disse estar colaborando com as investigações.