Com um aumento de cerca de 35% no valor das passagens aéreas em 2022, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), não houve truque da internet nos últimos meses que ajudasse a população a achar passagem barata. A alternativa? Viajar de ônibus. Com passagens que chegam a custar menos da metade das passagens aéreas, o número de pessoas viajando de ônibus cresceu quase 50% em 2022, aponta levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os números da ANTT, afirma a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), ainda não refletem a realidade baiana. “A média mensal atual de movimento na Rodoviária de Salvador é de 436 mil, enquanto no período pré-pandemia, em 2019, era de 563 mil. Mas é fato que os preços das passagens aéreas tiveram um aumento substancial. Então essa tendência, onde os passageiros buscam por uma alternativa mais em conta e acessível, é real”, explicou a Agerba em nota.
E um desses passageiros é a aposentada Telma Germano Pereira, que viaja com certa frequência, já que tem família no interior da Bahia e em São Paulo. Seu último destino foi Ilhéus, para onde ela viajou de ônibus leito. “Os preços das passagens de avião estão caríssimas. Os ônibus estão muito mais em conta e o conforto que eles oferecem nos dias de hoje só contribuem para que eu prefira viajar pela rodoviária, sem nem pensar duas vezes. Acho que as empresas aéreas deveriam pôr a mão na consciência, porque viajar de avião está ficando cada vez mais impossível para as pessoas”, salienta.