A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, cidade no Sul da Bahia, a 700km de Salvador, anunciou o cancelamento da festa de São João no município, em consequência das fortes chuvas que atingem a região, que fizeram a cidade decretar estado de emergência. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (28).
Popularmente conhecida como ‘Tonhão’, a festa seria realizada entre os dias 2 e 3 de junho. No entanto, com os estragos causados pela chuva, todos os esforços serão dedicados à recuperação da cidade.
“Começamos a preparar com antecedência, seria uma festa linda, mas infelizmente diante dos estragos que ocorreram na nossa cidade não temos clima. Vamos usar os recursos do município para reparar os estragos, as perdas que houveram”, disse o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na cidade.
O estado de emergência decretado no sábado (22), foi reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional na quarta-feira (26).
De acordo com o gestor municipal, a cidade recebeu o repasse de cerca de R$ 2 milhões para assistência humanitária e R$ 200 mil para limpeza da cidade, por parte dos Ministérios da Integração e da Cidades.