Carnaval 2024: Quase 3 milhões de turistas devem passar pela Bahia

A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) é de que 3 de milhões de turistas devem visitar a Bahia – capital e no interior – durante o carnaval deste ano, com a injeção de R$ 6,59 bilhões na economia.

>>> Carnaval do Nordeste de Amaralina tem mais de 60 blocos confirmados

“Temos a perspectiva de uma alta temporada recorde, com a vinda de 6,5 milhões de turistas, injetando quase R$ 10 bilhões na economia baiana”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Wilson Spagnol, “as perspectivas são muito boas no verão. Em dezembro obtivemos média de ocupação de 62%; em janeiro, chegou a 75%. No Carnaval, a média deve ficar em torno de 90%, sendo que nos hotéis perto dos circuitos da festa a ocupação fica entre 94% e 95%, alguns deles podendo chegar até 100%”.

Já o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique Amaral, destacou o “aquecimento muito bom nos bares e restaurantes, por causa do fluxo de turistas, superando a movimentação no ano passado, e as expectativas são muito boas para o Carnaval, em relação aos estabelecimentos próximos aos circuitos. Há uma atmosfera bacana no ar, muito perceptível para quem nos visita, mostrando que o trabalho da Bahia dá bons resultados”.

2023

Em 2023, o turismo gerou 8.033 empregos com carteira assinada na Bahia, o que representa 11,17% do total de empregos formais gerados no estado, que registrou saldo positivo de 71.922, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No mesmo ano, o setor aéreo registrou também números expressivos. A movimentação nos aeroportos do interior foi a maior da história, com 3.282.393 de passageiros. Incluindo o terminal de Salvador, o total de voos nos aeroportos baianos foi de 83 mil domésticos, além de 1.460 internacionais, que trouxeram mais de 92 mil visitantes estrangeiros.

A Bahia assumiu a liderança no Norte-Nordeste, na atração de turistas de outros países, com o Ceará em segundo, que recebeu 71.545 estrangeiros. Os dados são da Agência Nacional da Aviação Civil ( Anac).