A modernização dos documentos de identificação chegou a Barra do Rocha. Na segunda-feira, 05 de maio, o município recebeu a primeira remessa da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida através da Junta de Serviço Militar. A diretora Sirleide Batista esteve em Salvador para buscar os primeiros exemplares, reafirmando o compromisso com a população de Barra do Rocha e cidades vizinhas como Ubatã, Gongogi, Ipiaú e Ibirataia, que também são atendidas pela unidade local.
A emissão da CIN já está em andamento no município, atualmente utilizando um modelo provisório no Word. No entanto, a partir desse mês, todo o sistema será informatizado e padronizado, com o suporte de equipamentos modernos fornecidos pelo governo. O município foi contemplado com toda a estrutura necessária para garantir a emissão segura e eficiente do novo documento.
Vale destacar que a CIN substitui definitivamente o antigo RG (Registro Geral), que foi descontinuado. A nova identidade possui validade nacional e está integrada aos sistemas do Ministério da Justiça e da Receita Federal. Além disso, ela é obrigatória para quem deseja dar entrada em benefícios como o LOAS, BPC e processos junto ao INSS — todos exigem que o cidadão esteja cadastrado no sistema com a nova carteira.
“Essa informação é de extrema importância, porque cerca de 90% das pessoas ainda não têm conhecimento sobre a obrigatoriedade da CIN”, alerta Sirleide Batista, responsável pela Junta Militar local. Ela também ressalta que a Junta vem recebendo total apoio da gestão municipal em relação ao transporte e às demandas necessárias para garantir o atendimento à população, inclusive nas viagens a Salvador.
A recomendação é que os cidadãos procurem a Junta Militar de Barra do Rocha que fica na Rua Edgar Bento, no fundo da prefeitura, para mais informações e para realizar a atualização do documento, garantindo assim o acesso regular aos seus direitos e benefícios.
Ascom/PMBR