Uma aeronave brasileira decolou, na tarde desta quinta-feira (12), em Brasília, para resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza, território palestino na fronteira com Israel e Egito. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião tem capacidade de repatriar até 40 passageiros.
O avião da Presidência da República é modelo VC-2. A aeronave vai pousar em Roma na Itália, onde vai permanecer até receber autorização para seguir ao Egito.
O avião é o primeiro disponibilizado pelo Governo Federal para repatriar brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
O escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia, onde está localizada a sede da Autoridade Palestina, espera a formação de um corredor humanitário, em território do Egito, para retirar brasileiros de Gaza.
Segundo a representação diplomática brasileira situada na Palestina, 22 brasileiros em Gaza já solicitaram repatriação. Já outros 13 brasileiros estão em uma escola católica na Faixa de Gaza, que está sendo utilizada como abrigo.
De acordo com publicação do G1, a FAB anunciou que o acionamento da aeronave aconteceu em “ caráter de urgência” na tarde desta quinta-feira. Mesmo sendo considerado apto para a missão, o avião do Planalto não constou do cronograma inicial de voos disponibilizado pela Força Aérea no início desta semana.
A FAB disse ainda que os aviões VC-2 são utilizados em missões de transporte especial. O modelo já tinha sido utilizado na repatriação de brasileiros na China, em 2020, durante a pandemia de Covid-19.