Atlantic Nickel demite 80 funcionários em Itagibá e terceiriza serviços da mina Santa Rita

A mineradora Atlantic Nickel, localizada em Itagibá, anunciou na manhã desta terça-feira, dia 23, a demissão de mais de 80 funcionários.

Um dos trabalhadores afetados, que preferiu permanecer anônimo, relatou que a decisão de retomar o serviço terceirizado foi feita de maneira discreta pela administração da Mina Santa Rita, sem dar aos empregados a oportunidade de pedir demissão voluntariamente.

“Os demitidos só poderão ser recontratados após 18 meses ou poderão trabalhar para uma empresa terceirizada apenas se for em outra função”, informou o funcionário.

Procurada, a Atlantic Nickel confirmou que essa condição está respaldada pela Lei 13.467 de 2017. Em nota, a mineradora explicou as razões das demissões e a decisão de terceirizar a manutenção e operação de uma área específica da mina, chamada ROMPAD e infra-site.

Nota da Atlantic Nickel:

“Para manter a saúde financeira e evitar possíveis paralisações das operações, a Atlantic Nickel está terceirizando a manutenção e operação de uma área da mina chamada ROMPAD e infra-site.

Para apoiar os empregados desligados durante esta transição, a companhia está oferecendo um programa de recolocação profissional por um período de seis meses, com o objetivo de ajudá-los a encontrar novas oportunidades de emprego.

A Atlantic Nickel reafirma seu compromisso com a sustentabilidade da região e o respeito às comunidades locais. A empresa terceirizada que assumirá essas atividades também se compromete a contratar mão de obra local, incluindo o aumento da participação de funcionários de Itagibá e Ipiaú, garantindo que o número total de vagas de trabalho na região permaneça inalterado.

Por fim, a mineradora esclarece que todas as partes interessadas, incluindo Prefeituras, Câmara Municipal e Sindicato, foram informadas previamente sobre este processo.”

Preocupação:

A notícia das demissões e da terceirização dos serviços gerou preocupação entre os trabalhadores e a comunidade local. No entanto, a Atlantic Nickel garante que está tomando medidas para minimizar os impactos e apoiar os funcionários desligados, enquanto busca manter o desenvolvimento econômico e social da região. Em março deste ano, a Atlantic anunciou a reorganização das atividades na mina, implicando na transição de uma empresa contratada com centenas de funcionários, cujo contrato terminou em abril.

A Atlantic Nickel atua na exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de níquel no sul da Bahia, em Itagibá. A empresa faz parte da Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, e representa no Brasil o grupo Appian Capital Advisory, fundo de investimento em mineração.