O apagão em ao menos 20 estados do Brasil, além do Distrito Federal, foi causado pela abertura da interligação Norte/Sudeste. A informação foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas e não há previsão do retorno do fornecimento.
A interrupção da rede de operação chegou a 16 mil MW nos estados do Norte e Nordeste, segundo o ONS. A abertura da interligação aconteceu às 8h31. Às 8h40, a rede alcançou mínimo de 54.383,7 MW, segundo dados do operador.
“A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, explicou o ONS. Moradores de estados como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba, e também do Distrito Federal relataram problemas com o fornecimento de energia elétrica.
O metrô em Salvador, na Bahia, chegou a ser esvaziado por causa da falta de luz, e as estações foram fechadas até a solução do problema.
A Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba) tem orientado a população a aguardar mais informações, já que o problema não foi causado pela concessionária.