Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários no Brasil

Nesta sexta-feira, dia 19 de julho, uma série de bancos e serviços financeiros enfrentam instabilidades significativas em seus aplicativos digitais devido a um incidente cibernético de escala global. De acordo com relatos do Downdetector, plataformas como Bradesco, Next, Pan e Neon estão entre os afetados, impactando milhões de usuários no Brasil.

O problema teve origem em uma falha no sistema operacional Windows da empresa de cibersegurança estadunidense CrowdStrike, responsável por monitorar ameaças e vulnerabilidades em diversos serviços ao redor do mundo. A coincidência inusitada fez com que uma questão técnica interna da CrowdStrike se propagasse, causando interrupções em uma ampla gama de serviços tech.

Além dos bancos, relatos de falhas também foram observados em plataformas de apostas online e outros setores que dependem da estabilidade de sistemas digitais. No Brasil, clientes dos bancos mencionados reportaram dificuldades para acessar seus aplicativos, realizar transações financeiras e até mesmo para realizar pagamentos essenciais.

Em resposta aos problemas, o Bradesco comunicou que seus canais digitais ficaram inoperantes devido ao incidente cibernético global. “Equipes estão trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível. Enquanto isso, os terminais de autoatendimento continuam operacionais”, afirmou o banco em nota oficial.