Com simpatia, lucidez e muito bom humor, o senhor Ranulfo Custódio Alves, de 101 anos, emocionou a equipe do Detran de Camapuã, no Mato Grosso do Sul, ao renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele chegou sozinho, dirigindo sua caminhonete F1000, e fez questão de deixar claro: pretende voltar em 2028 para renovar novamente o documento.
Durante o atendimento, Ranulfo se destacou não só pela idade, mas também pela disposição e clareza. Ele passou pelo exame oftalmológico com tranquilidade, conversando sobre a vida e o prazer de continuar ao volante. “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda. Sou escravo da minha obrigação. Gosto de andar da forma correta, respeito muito a lei”, declarou.
Com 36 anos de experiência como condutor, ele garante que não pretende contratar motorista particular, apesar dos pedidos dos filhos. “O importante é eu ter minha vida com liberdade, porque você combina com um motorista às 7h, ele chega às 9h. E eu não sou homem de esperar”, disparou, arrancando risos dos presentes.
O médico responsável pela avaliação, Osvaldo Góis Figueiredo, autorizou a renovação da CNH por mais três anos, com a orientação de que Ranulfo utilize óculos ao dirigir. Segundo ele, não houve impedimentos clínicos para a liberação.
Ranulfo agora é oficialmente o condutor ativo mais velho do estado, e se diz orgulhoso do feito. “Eu acho que vocês vão voltar aqui daqui a 3 anos. Vão dizer: vamos lá, o ‘véinho’ vai renovar de novo”, brincou ao final da consulta.