As cidades de Jaguaquara e Maiquinique, ambas no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a região no fim de semana. Segundo a Defesa Civil (Sudec), ao menos 51 municípios baianos foram afetados pelos temporais, grande parte enfrentando alagamentos.
Em Jaguaquara, as chuvas intensas deixaram 60 pessoas desabrigadas e 160 desalojadas. Apesar dos danos, não houve registro de feridos ou vítimas fatais no município.
Já em Maiquinique, foram registrados 120 milímetros de chuva, com 75 milímetros concentrados em apenas três horas na tarde de sábado (11). A Prefeitura informou que os alagamentos afetaram cerca de 800 pessoas, com dez famílias desalojadas.
“Estamos em alerta. Ontem me reuni com toda a equipe de bombeiros, defesa Civil, secretarias… Nós temos recursos para apoiar prefeituras que precisem pagar aluguel para as pessoas desabrigadas, cestas básicas”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Outra cidade impactada pelas fortes chuvas desde sexta-feira (10) é Poções. Apesar de ainda não ter decretado estado de emergência, o município contabilizou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro mais afetado foi Lagoa Grande, e os moradores resgatados foram encaminhados para um abrigo provisório.
Na madrugada desta segunda-feira (13), as chuvas também causaram transtornos em Jequié e Vitória da Conquista, onde houve registro de quedas de árvores e trechos de asfalto cedendo, agravando a situação.
Chuva no sul da Bahia
A região sul da Bahia também enfrentou prejuízos significativos causados pelas chuvas do fim de semana. Em Itabuna, o acumulado de 86 mm em 48 horas fez o nível do rio subir mais de dois metros, cobrindo algumas pontes, incluindo a que conecta a sede do município à comunidade rural de Itamaracá.
Em Ilhéus, a ponte que dá acesso ao distrito de Jacu também foi encoberta pelas águas. Em Itororó, foram registrados 247 mm de chuva nos últimos quatro dias, deixando uma moradora do bairro Laticínio desalojada. Já em Itacaré, o acumulado de chuva chegou a 87 mm entre sábado e domingo, agravando a situação na região.
Rodovia comprometida
Por causa dos problemas causados pela chuva, o desvio ao lado da ponte sobre o Rio Nova Alegria, na BA-261, entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia, que está em construção, está comprometido desde sábado (11). A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou ao g1 que monitora a situação no local.
Com isso, o tráfego de veículos entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia encontra-se interrompido. A rota alternativa é utilizar a BA-671, em direção à Jussari e a BR-101.
Confira as cidades da Bahia afetadas até o momento:
- Campo Formoso;
- Luís Eduardo Magalhães;
- Macururé;
- Catu;
- Inhambupe;
- Ruy Barbosa;
- Barreiras;
- Alagoinhas;
- Boa Vista do Tupim;
- Valença;
- Jaguarari;
- Itaquara;
- Jiquiriçá;
- Pojuca;
- Jaguaquara;
- Rio Real;
- Salvador;
- Castro Alves;
- Santo Amaro;
- Camaçari;
- Ubatã;
- Itajuípe;
- Conde;
- Maragogipe;
- Itabuna;
- Ipiaú;
- Maiquinique;
- Teixeira de Freitas;
- Itatim;
- Guaratinga;
- Pindobaçu;
- Morro do Chapéu;
- Jacobina;
- Cansanção;
- Caém;
- Andorinha;
- Itiúba;
- Paulo Afonso;
- Santa Inês;
- Itapebi;
- Jucuruçu;
- Ibicuí;
- Alagoinhas;
- Madre de Deus;
- Campo Formoso;
- Itororó;
- Itajú do Colônia;
- Coaraci;
- Quijingue.