No último sábado, 27 de julho, foi realizado o II Encontro Formativo com o tema “O Papel do Cuidador Escolar na Contribuição da Inclusão Educacional de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)”. O evento ocorreu na quadra do Colégio Ângelo Jaqueira, das 8h às 12h, e contou com a participação de cuidadores escolares de alunos com necessidades educacionais específicas.
O encontro, promovido pela Secretaria de Educação de Ipiaú, foi uma iniciativa voltada para a formação e capacitação de cuidadores escolares, reforçando a importância do papel que desempenham na inclusão educacional. Durante o evento, foram abordados diversos temas relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas e de cuidado, com o objetivo de garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.
A programação incluiu palestras e oficinas conduzidas por especialistas em educação especial, que trouxeram discussões sobre estratégias de ensino, adaptação curricular e técnicas para lidar com as diferentes necessidades dos alunos. Houve também momentos de troca de experiências entre os participantes, permitindo que os cuidadores compartilhassem suas vivências e desafios do dia a dia.
A Secretária de Educação, Erlândia Souza, destacou a importância de capacitar os profissionais que atuam diretamente com os alunos que necessitam de atendimento diferenciado. “É fundamental que nossos cuidadores escolares estejam bem preparados para contribuir efetivamente com a inclusão educacional. Este encontro é uma oportunidade valiosa para ampliar conhecimentos e trocar experiências que enriquecerão nosso trabalho nas escolas”, afirmou.
Os participantes saíram do encontro motivados e mais preparados para enfrentar os desafios diários na busca pela inclusão educacional. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a educação inclusiva e a valorização dos profissionais da área.
O sucesso do II Encontro Formativo sinaliza a continuidade de ações voltadas para a capacitação e desenvolvimento dos cuidadores escolares, essenciais para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo.