A Bahia tem o registro médio de uma morte por acidente de trabalho a cada quatro dias, no primeiro semestre de 2024. Neste Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o número é um alerta para que empresas sigam os cuidados para evitar tais ocorrências no ambiente laboral. Em comparação com o primeiro semestre de 2023, o número de notificações de acidentes do mesmo período teve um crescimento de 8,5%.
Foram 7.292 notificações de acidentes este ano, 575 ocorrências a mais que no mesmo período de 2023. Com relação a óbitos decorrentes de acidentes de trabalho, os números se mantêm estáveis com 50 no primeiro semestre de 2024 e 49 no mesmo período de 2023. Os dados são da plataforma eSocial do Governo Federal.
Vale ressaltar que há uma elevada subnotificação na taxa dos acidentes, que são informados ao sistema pelos empregadores e que também não consta com dados da informalidade, explica o auditor fiscal do trabalho e chefe de fiscalização do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Maurício Passos.