Nesta quinta-feira (6), a Acelen, empresa responsável pela Refinaria de Mataripe e pela definição dos preços dos combustíveis na Bahia, anunciou uma redução de 4% no preço da gasolina no estado. O preço do diesel permanece inalterado.
O novo preço será primeiramente repassado às distribuidoras. Depois disso, os proprietários dos postos de combustíveis ajustarão os preços, que finalmente chegarão aos motoristas. Ainda não há uma data definida para que os consumidores sintam o efeito da redução.
Este é o primeiro corte no preço da gasolina anunciado pela Acelen em junho de 2024. No mês anterior, maio, houve uma redução de 7,3%. Em dezembro de 2023, ocorreu a última redução, que também incluiu uma diminuição no preço do diesel.
Em comunicado oficial, a Acelen explicou que os preços dos produtos da refinaria são baseados em critérios de mercado, considerando variáveis como o custo do petróleo, comprado a preços internacionais, a cotação do dólar e o frete, podendo variar tanto para cima quanto para baixo.