A Bahia registrou o recorde de apreensões de fuzis em um ano. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), 51 armamentos foram apreendidos entre janeiro e outubro de 2023.
A Bahia vive uma onda de violência desde julho deste ano. O estado registrou ao menos 71 mortes durante confrontos com a polícia no mês setembro – 66 delas de suspeitos de envolvimentos com crimes, uma de um policial federal, o agente Lucas Caribé, e dois policiais militares.
Jequié, cidade mais violenta do Brasil, ainda registrou uma chacina com seis mortos da mesma família, no início de outubro. Apenas no primeiro fim de semana deste mês, ao menos 16 pessoas morreram a tiros em ações contra as forças de segurança da Bahia.
A SSP-BA informou que os dois fuzis apreendidos foram encontrados pela Polícia Militar no sábado (21), após perseguição a detentos na região de Mata Escura, em Salvador.
O órgão de segurança acredita que a ampliação do trabalho de inteligência, com as implantações de novos Núcleos, e a integração das Polícias Militar, Civil e Federal, consolidada com a instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) têm relação direta com as apreensões.