Após o resultado do censo 2022, a Bahia deve ter 25 vereadores a menos, no mínimo. Municípios com até 15 mil pessoas, por exemplo, não podem ter mais do que nove vereadores, segundo o estabelecido na Constituição Federal. Quem perdeu população, portanto, corre o risco de ser impactado.
Ao todo, 229 municípios tiveram redução no número de habitantes, todavia essa diminuição só vai provocar a delimitação do número de vereadores em 30 lugares. As cidades mais impactadas foram Simões Filho e Candeias que passarão de 19 e 17 parlamentares para 17 e 15, respectivamente.
14 cidades poderão aumentar seu número de vereadores, mas esta opção não é obrigatória. O aumento só ocorre caso as câmaras aprovem esse crescimento. Atualmente, a Bahia tem 4.630 vereadores, caso nenhuma cidade resolva aumentar, pode chegar a 60 a redução do número de parlamentares.
O levantamento foi realizado pelo jornal Correio com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do número de vereadores de cada cidade baiana disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).