O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê um aumento de 5,8% no consumo de energia em setembro, devido à onda de calor no país. Essa estimativa foi divulgada nesta sexta-feira (22).
Esse é o maior aumento nas projeções monetárias de consumo dos últimos meses. O aumento é comparado a setembro de 2022 e representa um acréscimo de 75,2 mil megawatts médios (MWmed) consumidos.
O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que “a previsão de crescimento da carga para setembro é a maior dos últimos meses, reflexo do calor mais intenso e também de uma economia mais aquecida”.
Segundo o diretor, o Sistema Interligado Nacional (SIN) está preparado para lidar com o aumento da demanda por energia e o cenário é favorável, pois o sistema é robusto e seguro.
O aumento da temperatura está relacionado às especificações climáticas El Niño e às mudanças climáticas, causadas pela emissão de gases do efeito estufa.
Nesta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, ampliando-o para 11 estados e o Distrito Federal, devido às temperaturas acima da média.