O menino de dois anos, Theo Caldas Santos, recebeu alta médica nesta quinta-feira, 7, depois de ingerir soda cáustica e ser internado no Hospital Geral do Estado (HGE).
Na unidade médica, Theo passou pelo procedimento de dilatação esofágica e voltará para o hospital no dia 15 de setembro, para a segunda sessão do procedimento.
A família de Theo, que mora em Eunápolis, extremo sul da Bahia, deve continuar em Salvador até a conclusão do tratamento da criança. Ainda não há data de liberação para que Theo retorne para a cidade.
Ele está melhor e se alimentando, mas os alimentos precisam ser liquidificados. Ele não pode comer alimentos sólidos até realizar o procedimento de dilatação esofágica.
O caso
A criança ingeriu soda cáustica no dia 19 de julho, na casa da família em Eunapólis. O padrasto dele, Jasson Soares informou que o menino engoliu o produto porque teria pensado ser sal. A ingestão de soda cáustica pode ocasionar lesão no esôfago, que gera uma série de complicações de saúde.
A mãe de Theo teria usado a soda cáustica para desentupir o vaso sanitário e depois teria colocado o produto em um móvel da casa. No entanto, a criança o encontrou.
Theo foi encaminhado para um hospital de Eunápolis, onde recebeu os primeiros socorros, mas, no dia seguinte, foi transferido para o HGE.