O governador Jerônimo Rodrigues confirmou, nesta quarta-feira (28), a instalação de uma fábrica de veículos na Bahia. O anúncio foi feito, nas redes sociais, logo depois de uma reunião de Rodrigues com o presidente Lula e representantes da montadora chinesa BYD para ajustar detalhes sobre a implantação da unidade no estado. Assista ao vídeo no final da matéria.
Também participaram da reunião desta quarta-feira o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Jaques Wagner e secretários de Estado. O anúncio oficial será na próxima terça-feira (4), em Salvador. Maior fabricante de veículos elétricos do mundo, a BYD deve investir quase R$ 3 bilhões para produção de carros na Bahia.
A empresa assumirá o Polo Automotivo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Devem ser instaladas três unidades para produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processamento de lítio e ferro fosfato – conforme protocolo de intenções assinado entre a BYD do Brasil, subsidiária da empresa chinesa no país, e o Estado da Bahia.
PRODUÇÃO
Inicialmente, a BYD deve fabricar 30 mil veículos de passeios e ônibus, podendo alcançar a capacidade produtiva de 150 mil unidades por ano. A montadora chinense BYD Auto Brasil fabricará para o mercado interno e externo. SUVs, picape (em uma segunda fase) e um médio compacto estão nos planos para híbridos e elétricos.
A empresa chinesa BYD chegou ao Brasil em 2015, com a inauguração, em Campinas (SP), da primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
Em 2020, a empresa iniciou a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) para abastecer a frota de ônibus elétricos. A BYD também comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis elétricos e não poluentes.