China, União Europeia e Argentina interromperam a exportações de frango do Brasil, após primeiro registro de gripe aviária em granja comercial. O registro aconteceu, na quinta-feira (15) em Montenegro (RS). De acordo com o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcel Moreira, todas as exportações de frango do país estão suspensas para os países.
De acordo com Moreira, os acordos visam que o próprio Brasil deve suspender as importações somente da granja, cidade ou estado em que foi registrado o caso. Porém, os países optaram pela suspensão total.
“Obviamente, estamos esperando as reações dos países. Precisamos aguardar. É final de semana, o horário não favorece, mas em breve devemos começar a receber as respostas dos países em relação ao ocorrido”, afirmou.
O secretário-adjunto também informou que para outros países importadores da carne branca brasileira, ainda há acordos regionalizados para a manutenção das importações para países como Japão, Emirados Árabes, Reino Unido, Filipinas, Arábia Saudita e Argentina.