Criminosos tentam aplicar golpes usando o nome da Defensoria Pública da Bahia

Pelo menos dez pessoas foram alvo de tentativas de golpe entre fevereiro e abril de 2025, em cidades como Salvador, Itabuna, Ilhéus, Valença e Campo Formoso. Os golpistas se passam por representantes da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), informam a existência de um valor a receber e pedem dados bancários, além de cobranças indevidas.

As abordagens são feitas via WhatsApp, com uso do nome de defensores, logomarca da instituição e até dados de processos reais, o que tem confundido os usuários. Em alguns casos, os criminosos solicitam instalação de apps bancários, envio de fotos de cartões e cobranças de taxas para liberação de supostos valores.

A DPE/BA alerta que não cobra qualquer valor por seus serviços e que nunca solicita dados bancários por telefone ou mensagens. As tentativas de golpe têm partido, em sua maioria, de números com DDD 82 (Alagoas), enquanto os contatos oficiais da Defensoria utilizam apenas DDDs da Bahia.

Para reforçar a prevenção, a instituição lançou uma campanha de alerta nas redes sociais e orienta que qualquer abordagem suspeita seja ignorada e denunciada pelos canais oficiais.