Metade dos brasileiros diminui consumo de café por causa da alta nos preços, aponta Datafolha

Quase metade dos brasileiros reduziu o consumo de café por conta da alta nos preços, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (8). O levantamento mostra que 49% dos entrevistados deixaram de tomar a mesma quantidade da bebida e, além disso, 50% passaram a escolher marcas mais baratas.

O impacto da inflação sobre o comportamento de compra é amplo: de acordo com a pesquisa, 79% dos brasileiros afirmam ter mudado algum hábito alimentar diante do aumento de preços. Entre as principais medidas adotadas estão sair menos para comer fora de casa (61%) e diminuir a quantidade de alimentos comprados (58%).

Entre as famílias de menor renda, os efeitos são ainda mais intensos. Nesse grupo, 67% estão comprando menos alimentos, 63% reduziram as saídas para refeições fora de casa e 58% afirmaram estar tomando menos café.

O Datafolha ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios do país, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento também revelou que um quarto da população afirma ter menos comida do que o suficiente em casa. Outros 60% consideram a quantidade adequada, enquanto 13% dizem ter mais do que o necessário. Segundo o instituto, os números não apresentaram variação significativa em relação à pesquisa feita em março de 2023, dentro da margem de erro.

Além da redução no consumo de alimentos e bebidas, a pesquisa apontou que metade dos brasileiros também tem economizado em outras áreas, como água, luz e gás, em busca de aliviar o orçamento doméstico.