Brasil produz um dos refrigerantes mais açucarados do mundo

O refrigerante é, sem dúvida, uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Ele marca presença em encontros familiares, celebrações, almoços cotidianos e está disponível em quase todos os supermercados.

Apesar da ampla percepção acerca dos efeitos prejudiciais que o uso frequente pode ocasionar à saúde, muitas pessoas ainda buscam a bebida por seu sabor intenso e pela tradição.

Um dos componentes mais comuns e, ao mesmo tempo, mais alarmantes nas refeições de refrigerantes é o açúcar. O que muitos não percebem, entretanto, é que uma das bebidas com maior quantidade de açúcar é fabricada no Brasil.

O Guaraná Jesus é um refrigerante rosa com um sabor distinto e característico do Maranhão, como apresentado em uma matéria do UOL.

De acordo com profissionais da nutrição que examinaram várias opções comercializadas no Brasil, esse produto ocupa a posição de maior teor de açúcar, apresentando notáveis 42 gramas de açúcar em uma lata de 350 ml.

Esse valor corresponde a cerca do dobro da quantidade máxima de açúcar livre sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 25 gramas diárias para um adulto em boa saúde.

Diversas outras marcas conhecidas também se sobressaem pela elevada quantidade de açúcar, incluindo Coca-Cola, Fanta Maracujá, Sprite, Fanta Guaraná e Fanta Laranja, com teores que variam de 35 a 37 gramas por lata.

Até mesmo as alternativas com gostos ácidos, que frequentemente dão a impressão de serem mais sutis, contêm uma quantidade considerável de açúcar — frequentemente camuflada pelo paladar ácido.