Ruy Barbosa realiza nova eleição para prefeito neste domingo após candidato eleito ser considerado inelegível

Os eleitores do município de Ruy Barbosa, localizado a cerca de 320 km de Salvador, voltam às urnas neste domingo (6) para uma eleição suplementar que definirá o novo prefeito da cidade. O novo pleito foi convocado após a Justiça Eleitoral declarar inelegível o candidato mais votado nas eleições de 2024.

A nova disputa será entre o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB), esposa do ex-prefeito Bonifácio, que também teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por questões de inelegibilidade.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 23.883 eleitores estão aptos a votar, sendo que 94% deles poderão utilizar a biometria para se identificar. A votação acontece das 8h às 17h, com 89 urnas eletrônicas distribuídas — 79 delas nas seções eleitorais e 10 reservadas para eventuais substituições.

A eleição suplementar ocorre em cumprimento à legislação eleitoral, que prevê novo pleito quando o candidato eleito tem o registro de candidatura indeferido após a votação, mas antes da diplomação.