O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (15) um novo alerta laranja para chuvas intensas que afetam a Bahia e outros 12 estados brasileiros.
O alerta permanece válido até as 10h de quinta-feira (16), com previsão de volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.
Entre os possíveis impactos estão alagamentos, quedas de galhos de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas.
O alerta inclui o Centro-Sul, Vale São-Franciscano, Sul, Centro-Norte, Extremo-Oeste, Nordeste e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Cidades como Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha, Eunápolis, Ipirá, Irecê, Itacaré, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Morro do Chapéu, Porto Seguro e Teixeira de Freitas estão na lista de locais impactados.
Além da Bahia, estados como Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso também estão sob alerta.
As áreas mais afetadas incluem o Triângulo Mineiro, Vale do São Francisco, Jequitinhonha, Sul Baiano, Centro-Sul Mato-Grossense, Leste Maranhense, entre outras regiões do país.
O Inmet orienta a população a evitar áreas de alagamento, buscar abrigo seguro e não se abrigar sob árvores devido ao risco de descargas elétricas e quedas de galhos.