Reeleição de prefeitos atinge maior taxa da história no país, revela estudo da CNM

Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta quarta-feira (9) revela que 81% dos prefeitos que tentaram a reeleição em 2024 tiveram sucesso nas urnas, a maior taxa desde que a emenda da reeleição foi aprovada em 1997. Dos 3.006 gestores municipais que se candidataram à reeleição, 2.444 foram vitoriosos, número que pode subir para 2.474 após o julgamento final pela justiça eleitoral.

Essa alta taxa de reeleição é o dobro do percentual registrado para os vereadores, cuja taxa de sucesso foi de 40,79%, conforme estudo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a partir dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O estudo da CNM sugere que a população, nesta eleição, optou por continuidade administrativa, com poucas mudanças no comando das prefeituras.

Bahia destaca-se com 86% de reeleição de prefeitos

Na Bahia, o percentual de prefeitos reeleitos foi ainda maior do que a média nacional, atingindo 86%. Foram 192 prefeitos que conseguiram um segundo mandato no estado, o que coloca a Bahia como o décimo estado com maior taxa de sucesso entre os 26 que participaram das eleições.

Partidos dominantes

A pesquisa também destacou a distribuição partidária dos prefeitos eleitos. Cerca de 65% dos 5.471 candidatos vitoriosos até o momento pertencem a apenas cinco partidos: PSD, MDB, PP, União Brasil e PL. O PSD, além de liderar o número de prefeituras conquistadas, apresentou a maior taxa de sucesso nas disputas eleitorais, com 51% de suas candidaturas se sagrando vitoriosas.