Nessa terça-feira (30), o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho, esteve em Santo Antônio de Jesus para a inauguração da nova unidade da Rondespe, que servirá não só para o município, mas para toda a região.
Durante a coletiva de imprensa, o comandante revelou os investimentos realizados pelo governo do estado, incluindo câmeras corporais, armamentos e viaturas para o efetivo, “Nós temos ofertado o que há de melhor no mundo para nosso efetivo, não só no aspecto logístico, mas também em tecnologia, e isso tem nos ajudado muito, principalmente em reduzir todos os índices criminais em nosso estado. Além do armamento, temos investido em capacitação e viaturas. Só para dar uma ideia, em 2023 tivemos um investimento de 120 milhões na Polícia Militar por parte do governo do estado, um governo que tem priorizado a segurança pública como política de estado, e temos apresentado resultados, principalmente na redução dos índices criminais”, disse ele.
Questionado sobre as câmeras de segurança no fardamento, Coutinho afirmou que não há o que temer e que já estão sendo utilizadas em diversas localidades do estado: “Já estamos em andamento com algumas unidades na capital funcionando normalmente, absorvidas pelo nosso efetivo. Costumo dizer que a câmera corporal é uma tecnologia que traz, de forma embutida, duas coisas: segurança para o policial militar e transparência para as ações”, afirmou.
Sobre o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Coutinho afirmou que a publicação propagou informações que não condizem com a realidade e enfatizou que os índices criminais da Bahia estão sendo reduzidos, e que a Secretaria de Segurança Pública do Estado é a fonte oficial e confiável para esses dados: “Nós temos que acreditar na fonte oficial, que é a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Ela que transmite os dados reais do estado. Infelizmente, existem organizações não governamentais que propagam determinadas informações que não correspondem à realidade que vivemos. Temos que ter muito cuidado e a pergunta foi muito oportuna para esclarecer aos ouvintes que os números oficiais a serem seguidos são os da Secretaria de Segurança Pública”, pontuou.
Questionado sobre o número de arrombamentos a bancos na Bahia, o comandante-geral afirmou que houve uma grande redução e que isso é resultado de muito trabalho, “Para dar um dado mais preciso, há uma década atrás tivemos 279 explosões na Bahia em um ano. Sabe quantas tentativas de explosão tivemos em 2024? Somente uma, em todo o estado, com 417 municípios. Isso mostra claramente que a segurança pública está funcionando de maneira articulada com todas as instituições: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Temos um único inimigo, que é o crime, e estamos trabalhando dentro dessa premissa aqui no estado da Bahia”, finalizou.