Um idoso identificado como Paulino Ribeiro, 82 anos, faleceu após 30 dias internado no Hospital Municipal Frei Silvério em Una, e dois dias após ser transferido para o Hospital Regional Costa do Cacau em Ilhéus, à base de muita pressão da imprensa em cima da SESAB, ambas as cidades localizadas no Sul da Bahia.
Paulino sofria de problemas com a próstata e os médicos vinham alertando para a possibilidade dele não resistir e ir a óbito caso não fosse transferido com urgência, e a família decidiu procurar ajuda da imprensa a fim de arriscar uma celeridade no caso.
Na última segunda-feira (22), após vários dias de matérias jornalísticas em cima do caso, a secretaria de saúde do estado respondeu a um email do jornalista Mateus Oliver solicitando urgência na regulação e pediu 72 horas para agilizar a regulação, o que foi cumprido, porém não dava mais tempo de salvar a vida da vítima.
A regulação da Bahia, tem sido vilã de várias mortes no estado pela falta de agilidade nas transferências urgentes, além disso o sistema funciona sem transparência e é exclusivamente dirigida pelo governo do estado. *Blog Mateus Oliver Repórter