O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi retirado às pressas do palanque em que discursava, hoje (13), em Butler, na Pensilvânia. O empresário e candidato à presidência pelo Partido Republicado foi visto sangrando na altura da orelha, após o registro do suposto atentado. Tiros foram ouvidos no local e Donald Trump foi retirado do palco por agentes do serviço secreto americano. Suposto atirador foi abatido pelos seguranças.
O Serviço Secreto dos EUA informou que o canditato está seguro e que medidas de proteção foram implementadas ao seu redor. Donald Trump levantou a mão direita enquanto foi escoltado até um veículo pelos agentes do Serviço Secreto. O Serviço Secreto anunciou que há uma investigação em andamento.
O porta-voz do candidato à presidência dos Estados Unidos disse que ele está recebendo atendimento médico em uma unidade de saúde e que está bem. A Casa Branca divulgou uma nota informando que o presidente e candidato Joe Biden foi informado sobre o incidente envolvendo Donald Trump.
Segundo o professor Zilan Costa quatro presidentes dos Estados Unidos foram assassinados enquanto estavam no cargo:
- Abraham Lincoln (1865)
- James A. Garfield (1881)
- William McKinley (1901)
- John F. Kennedy (1963)
Além desses, vários presidentes sofreram atentados, mas sobreviveram:
- Andrew Jackson (1835)
- Theodore Roosevelt (1912) – ocorreu durante sua campanha de reeleição, após seu mandato.
- Franklin D. Roosevelt (1933) – antes de assumir o cargo, um atentado matou o prefeito de Chicago, Anton Cermak.
- Harry S. Truman (1950)
- Gerald Ford (duas vezes em 1975)
- Ronald Reagan (1981)
Esses são os principais casos conhecidos de presidentes dos Estados Unidos que foram assassinados ou sofreram atentados.