Donald Trump sofre atentado durante comício na Pensilvânia; atirador é abatido

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi retirado às pressas do palanque em que discursava, hoje (13), em Butler, na Pensilvânia. O empresário e candidato à presidência pelo Partido Republicado foi visto sangrando na altura da orelha, após o registro do suposto atentado. Tiros foram ouvidos no local e Donald Trump foi retirado do palco por agentes do serviço secreto americano. Suposto atirador foi abatido pelos seguranças.

O Serviço Secreto dos EUA informou que o canditato está seguro e que medidas de proteção foram implementadas ao seu redor. Donald Trump levantou a mão direita enquanto foi escoltado até um veículo pelos agentes do Serviço Secreto. O Serviço Secreto anunciou que há uma investigação em andamento.

O porta-voz do candidato à presidência dos Estados Unidos disse que ele está recebendo atendimento médico em uma unidade de saúde e que está bem. A Casa Branca divulgou uma nota informando que o presidente e candidato Joe Biden foi informado sobre o incidente envolvendo Donald Trump.

Segundo o professor Zilan Costa quatro presidentes dos Estados Unidos foram assassinados enquanto estavam no cargo:

  1. Abraham Lincoln (1865)
  2. James A. Garfield (1881)
  3. William McKinley (1901)
  4. John F. Kennedy (1963)

Além desses, vários presidentes sofreram atentados, mas sobreviveram:

  1. Andrew Jackson (1835)
  2. Theodore Roosevelt (1912) – ocorreu durante sua campanha de reeleição, após seu mandato.
  3. Franklin D. Roosevelt (1933) – antes de assumir o cargo, um atentado matou o prefeito de Chicago, Anton Cermak.
  4. Harry S. Truman (1950)
  5. Gerald Ford (duas vezes em 1975)
  6. Ronald Reagan (1981)

Esses são os principais casos conhecidos de presidentes dos Estados Unidos que foram assassinados ou sofreram atentados.