Governo da Bahia prevê receita total de R$ 63,9 bilhões em 2025

O secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, entregou ao vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zé Raimundo (PT), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025 do Estado. O evento contou também com a presença dos deputados Vitor Bonfim, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia, e Fabrício Falcão.

O PLDO 2025, essencial para a manutenção dos investimentos públicos como vetor de desenvolvimento econômico e social, projeta uma receita total de R$ 63,9 bilhões para o próximo ano. Além disso, estima o crescimento do PIB baiano em 1,7% para 2024, 2,6% para 2025 e 2,5% para os anos de 2026 e 2027, conforme as previsões da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).

Produzido pela Superintendência de Orçamento Público da Seplan, o PLDO serve como elo entre o Plano Plurianual e o Orçamento Anual, definindo metas e prioridades da Administração Pública de acordo com as condições econômicas e fiscais projetadas.

O secretário Cláudio Peixoto ressaltou a importância da manutenção dos investimentos como política para dinamização da economia, geração de emprego e renda. “As análises da SEI indicam que os investimentos em infraestrutura, especialmente com o novo Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC) e a entrada do setor automotivo de carros elétricos, contribuirão significativamente para a expansão da atividade econômica”, afirmou Peixoto.

Projeções da SEI destacam que investimentos em mobilidade urbana, sistemas de acesso à água, e programas de inclusão socioprodutiva e crescimento sustentável, iniciados ou a iniciar, continuarão a impulsionar o desenvolvimento do Estado.

O PLDO 2025 também detalha iniciativas prioritárias para alocação de recursos, incluindo programas especiais como Bahia sem Fome, Bahia pela Paz, Elas à Frente e Bahia Ancestral. Outras áreas de destaque incluem infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, saúde, educação, energias renováveis, inclusão socioprodutiva e recursos hídricos.

A entrega do PLDO 2025 marca um passo significativo na definição das prioridades e metas da administração pública estadual, destacando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população baiana.