A atriz Eli Ferreira, que interpreta a professora Lu em “Renascer”, novela das nove da Globo, decidiu mudar a vida religiosa para ser “Ifaísta”, na religião do Candomblé. Em sua percepção o que era cultuado na igreja evangélica não era correto.
Nascida em um berço evangélico, Eli viu sua vida religiosa se transformar em 2022, durante as gravações de “Renascer”, que se passa em Ilhéus, sul da Bahia, quando teve o primeiro contato com um terreiro de candomblé. Hoje, a atriz pratica o culto de Ifá. No entanto, diz que a mãe não gostou, mas isso não a impediu de continuar.
A trama da telenovela traz como alguns dos personagens, um padre, um pastor e uma candomblecista.
“Sou ifaísta. Percebi que a religião não era nada daquilo que ouvi falar a vida inteira dentro da igreja evangélica, que acredito ser a mais intolerante. Qualquer coisa ligada à África e aos negros é muito deturpada – desabafa a atriz, ciente de muitos preconceitos que são vinculados à ancestralidade africana e suas heranças contemporâneas, culturais, sociais e religiosas”, disse a atriz em entrevista ao jornal Extra.
O que é o culto de Ifá?
O culto à Ifá esta baseado em dois pilares. O primeiro é o culto às Forças das Natureza lhe dando o devido respeito e o Culto ao Iwa Pele, O Bom Caráter. Assim, fazendo com que seus filhos [cultuadores da fé], possam estar em alinhamento espiritual, atingindo o potencial na vida, através dos Odus (destinos).
Nesse ritual, os fiéis cultuam Òrúnmìlà, deidade do conhecimento existente no mundo, soma de toda sabedoria divina. Assim, como conhecedor de todos os destinos.