Grupo reúne marcas de chocolate e fortalece cadeia do cacau na Bahia

Ficou para trás o tempo em que rivalidades de todos os tipos afastavam as mulheres e dificultavam até mesmo a criação de redes de apoio para momentos difíceis. No mundo atual, elas ganham cada vez mais espaços de poder diante da hegemonia masculina porque também entenderam a força da união. E este é um caminho sem volta, uma tendência que se consolida a cada nova iniciativa, e um legado para as novas gerações de mulheres, que já entram de mãos dadas na vida profissional, em especial no universo das pequenas empreendedoras.

No Sul da Bahia, região famosa pela pujança da lavoura cacaueira, a iniciativa de um grupo de nove empresas produtoras de chocolate, com liderança feminina, demonstra a importância estratégica desse novo modelo, em que a união impulsiona a inclusão e o sucesso. “Se a gente não se abraçar, não alcança o que deseja’, resume a empresária Márcia Torres, da La Lis Chocolateria.

O primeiro passo para o fortalecimento da cadeia do cacau na região foi a criação do coletivo Mulheres da Terra, em junho de 2023. Desde então, as marcas La Lis Chocolateria, Benevides Chocolates, Cacau Do Céu, Modaka Cacau de Origem, Luzz Cacau, Mestiço, Cruzeiro Do Sul, Belo Chocolates e Jú Arleo Chocolates atuam juntas em ações promocionais para divulgar suas marcas. Além disso, a partir da criação do grupo, elas querem acessar iniciativas voltadas especificamente para mulheres empresárias, promovidas por diferentes instituições.