Na tarde deste sábado (10), a Guarda Civil de Itabuna foi acionada até a Rua Ribeirópolis, no bairro Sarinha Alcântara em Itabuna, após denúncia de que um homem havia quebrado a pata de um cachorro pequeno.
Os agentes encontraram o animal machucado e o recolheram à viatura para socorrê-lo. Na rua seguinte, localizaram o autor dos maus tratos, e o prenderam.
Ronaldo Francisco de Jesus foi conduzido ao Complexo Policial de Itabuna, onde foi autuado em caráter de flagrante, pela Polícia Civil, por crime de abandono e maus tratos à animal.
O cachorrinho foi levado à uma veterinária que, após exames, constatou uma fratura, indicando sinal de violência aplicada. Ronaldo está preso e deverá seguir nesta segunda-feira (11), para o Conjunto Penal de Itabuna.
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
Maus-tratos é toda conduta humana que acarreta sofrimento físico ou psíquico ao animal. Trata-se de violência perpetrada por um indivíduo contra um ser que esteja sob a sua vigilância e cuidados.