A Feira de Saúde Outubro Rosa e Verde, organizada pela Prefeitura de Ipiaú em parceria com as Secretarias de Saúde e Social, provou ser um grande sucesso, reunindo mais de 200 participantes em um esforço conjunto para combater o câncer de mama e sífilis. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 26, proporcionou uma série de serviços gratuitos à população, promovendo conscientização e prevenção.
Os moradores de Ipiaú tiveram a oportunidade de aproveitar mais de 20 serviços de saúde, proporcionados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) Dona Gina e Alípio Correia, sendo este último o local onde a ação foi realizada. Entre esses serviços, houve a vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos com orientações, exames preventivos, orientação sobre planejamento familiar, atualização do cartão SUS, sessões de massoterapia, consultas com nutricionistas e avaliação médico-clínica.
A prevenção e o combate ao câncer de mama e de útero foram temas centrais do evento, com a realização de palestras informativas, destacando a importância do diagnóstico precoce e da conscientização. Além disso, as mulheres da Academia Municipal de Saúde Maria Tereza Andrade Linhares brilharam em uma apresentação de dança que animou o público presente.
Não apenas focado na saúde física, o evento também contou com a participação da Secretaria de Assistência Social, que ofereceu acolhimento à população e divulgou os serviços disponíveis pela pasta, como atualização do cartão do SUS e palestra sobre direitos da mulher com câncer de mama. Além disso, sorteios e atividades foram promovidos para o público durante todo o evento.
A secretária de Saúde, Laryssa Dias, destacou a importância desta ação em prol da saúde da comunidade. “A Feira de Saúde Outubro Rosa e Verde é um evento fundamental para a conscientização e prevenção de doenças que afetam tantas pessoas. Juntamente com o apoio da nossa prefeita Maria das Graças, estamos empenhados em continuar oferecendo à população serviços de saúde de qualidade de forma abrangente e acessível”, afirmou.
Texto e fotos: Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú