Terremoto na Síria e Turquia ultrapassa 28 mil mortos

 

As equipes de resgate continuam encontrando sobreviventes entre os escombros neste sábado (11), cinco dias após o terremoto que devastou a Turquia e a Síria e deixou mais de 28 mil mortos.

O frio na região dificulta os resgates e agrava a tragédia de uma população desesperada. Segundo a ONU, pelo menos 870 mil pessoas precisam urgentemente de alimentos e, apenas na Síria, 5,3 milhões de pessoas ficaram sem ter onde morar.

Mas, em meio à morte e destruição, as equipes de resgate continuam encontrando sobreviventes.

“O mundo está aí?”, perguntou Menekse Tabak, de 70 anos, ao ser retirada dos escombros na cidade turca de Kahramanmaras, epicentro do terremoto, sob aplausos, segundo vídeo divulgado pelo emissora pública TRT Haber.

Na cidade de Antakya um bebê de dois meses foi resgatado 128 horas após o terremoto, informou a agência Anadolu.

Além disso, a mídia turca informou que uma menina de dois anos, uma mulher grávida e um pai com seu filho de quatro anos foram resgatados cinco dias após o terremoto.

No sul da Turquia, famílias fizeram luto em um campo de algodão transformado em cemitério, onde uma fila interminável de cadáveres chegava para ser enterrada às pressas.

– 26 milhões de afetados –

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 26 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto devastador.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chegou neste sábado à cidade síria de Aleppo, fortemente atingida pelo terremoto, para visitar hospitais e centros de acolhimento com as autoridades locais.

Tedros disse que viajava com “em torno de 37 toneladas de suprimentos médicos de emergência” e que, amanhã, haverá outra rodada com mais de 30 toneladas de ajuda.