Jequié: Bebê morre em Salvador após aguardar mais de 3 meses por regulação

Vítima da regulação do sistema único de saúde (SUS) da Bahia; o bebê Arthur Santos de Jesus, que completou 4 meses de vida no último dia 29 de abril não resistiu às complicações de saúde e evoluiu para o óbito por volta de 16:36 horas da tarde desta quarta-feira (10) no hospital das clínicas em Salvador.
O caso de Arthur que é natural do município de Aiquara e nasceu no dia 29 de dezembro de 2022 de forma prematura e desde então permaneceu no hospital São Judas Tadeu de Jequié até o dia 27 de Abril foi pauta de diversos jornais no estado que relatou a inércia de atendimento do governo do estado para com o paciente e chegou até a ter decisão judicial determinando a transferência que aconteceu quase 120 dias depois do internamento.
A mãe da criança, que confirmou a informação ao repórter Mateus Oliver, não soube precisar o motivo exato do falecimento; mas em dias anteriores já havia informado que além das hérnias as quais o bebê precisava tratar a equipe em Salvador descobriu que também tinha um problema no pulmão do pequeno.
 Ainda de acordo com informações da equipe médica da capital à mãe do pequeno; a Santa Casa de Jequié não repassou à unidade o relatório de exames os quais Arthur já havia feito, sendo assim todo o procedimento foi atrasado e os exames retomaram todos do início.
A família de Arthur decidiu por não ter o velório da criança que vai ter o corpo transferido para Aiquara e ser enterrado imediatamente. No momento do fechamento desta matéria a mãe do Bebê estava se deslocando a Salvador onde encontraria com o esposo que no momento do óbito acompanhava o pequeno paciente.
Fonte: Blog Mateus Oliver Repórter