Projeto de revitalização de nascentes colhe seus primeiros resultados na zona rural de Ipiaú

O Projeto “Nascente é Vida” lançado em junho de 2020 pela Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ( SEAMA), vem obtendo seus primeiros resultados. Na região do Cajueiro dois olhos d’ água que aparentemente estavam extintos foram revitalizados graças ao plantio de essências florestais nativa da Mata Atlântica em seu entorno, e os cuidados do agricultor familiar Otávio Santos.

A água na propriedade de seu Otávio voltou à superfície e logo fortalecerá a biodiversidade local, dando de beber aos animais e atendendo outras necessidades, inclusive a de irrigação. O riacho pegará seu curso natural beneficiando toda a população a jusante destas nascentes recuperadas.

O exemplo de seu Otávio que acreditou no projeto da SEAMA deverá ser seguido por outros agricultores familiares. Seu Otávio zelou pelas mudas de ipê rosa, pau brasil, moringa e jenipapo, plantadas no entorno das nascentes, mantendo o espaço cercado com arame farpado e agora colhe os benefícios que elas proporcionam.

O titular da pasta, Poleandro Silva informa que cerca de 18 nascentes ameaçadas de extinção já foram identificadas e mapeadas nas regiões do Cajueiro e Tinguí. A depender da boa vontade dos agricultores familiares proprietários das áreas onde localizam-se esses pontos, o “Projeto Nascente é Vida”, que também conta com a parceria do Instituto BioFabrica do Cacau e da Atlantic Nikel avançará nos seus objetivos.

O secretário Poleandro Silva, da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú , ressalta a importância da preservação das fontes que dão origem aos rios e explica que nas últimas décadas, o desmatamento de encostas, das matas ciliares e o uso inadequado dos solos tem contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, um bem natural insubstituível na vida do ser humano.

“O Projeto Nascente é Vida visa aprimorar a sustentabilidade da pequena propriedade e desenvolver um núcleo de pequenos produtores modelo em preservação de nascentes e demais recursos hídricos naturais do nosso município. Dessa forma estamos estabelecendo meios para despertar uma consciência de uso racional da água bem como da preservação dos dos seus mananciais”. * José Américo da Matta Castro (DECOM-Prefeitura de Ipiaú)