Após desocupação de terras da Embrapa, MST invade outras fazendas na Bahia

Após a retirada do terreno da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), cidade vizinha à baiana Juazeiro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu outras três áreas na Bahia. Baixo Sul, Extremo Sul e Norte baianos têm territórios que foram alvos do movimento social, que alega contar com um total de 518 famílias na ação de ocupação.

A primeira foi na fazenda Mata Verde, que fica no município baiano de Guaratinga. Em nota, o MST afirmou que 118 famílias participaram da ação. As outras duas aconteceram na madrugada deste domingo (23): em Juazeiro, cidade vizinha de Petrolina, 200 famílias ocuparam 4 mil hectares de terras na região do Salitre (em Juazeiro). Por fim, outras 200 famílias, de acordo com o movimento, invadiram a fazenda Jerusalém, em Jaguaquara.

As três novas invasões de terra crescem a seguinte estatística: nos três primeiros meses do governo do presidente Lula, o número de ações de movimentos sociais superaram todo o primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro, em 2019, quando aconteceram 11 invasões de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O último levantamento do Incra, publicado no início de abril deste ano, já registrava 16 invasões em três meses. As ações devem aumentar: abril é o mês em que, tradicionalmente, o MST realiza sua jornada nacional, chamada de Abril Vermelho.

Só na Bahia, a primeira onda de ações, em março, contou com invasões a três fazendas da empresa Suzano nas cidades de Caravelas, Teixeira de Freitas e Mucuri. Também houve atividades em Itabela e Jacobina.