Daily Archives: 1 de Fevereiro de 2018

INSS vai conceder aposentadoria por tempo de contribuição sem atendimento presencial

Foto: Giro Em Ipiaú

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição. Desde setembro a aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, já é concedida de forma automática. E, a partir da segunda quinzena de fevereiro, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, incluindo aposentadorias por tempo de contribuição e salário-maternidade.Atualmente, o reconhecimento destes benefícios não é automático – o segurado precisa agendar o pedido pela Central de Teleatendimento 135 ou pela internet, e se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

Como vai funcionar

Pelo novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias para ter direito ao benefício poderá entrar em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido. Pelas regras atuais, são exigidos 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos de contribuição (mulher) para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição. Veja aqui as regras.

Uma vez constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício será então concedido automaticamente, sem a necessidade de o segurado ir à agência.Mas para que a concessão do benefício seja automática será necessário que os dados do trabalhador segurado estejam todos corretos na base de dados do INSS.Segundo o INSS, até o momento foram concedidas apenas 200 aposentadorias por Idade, urbanas, de forma automática e 300 segurados preferiram não dar andamento ao pedido mesmo tendo recebido o comunicado. Segundo o governo, no próximo mês será possível também a atualização de endereço diretamente pelo site do INSS. Hoje, esse serviço pode ser realizado pelo 135 ou diretamente nas agências.

INSS entrará em contato por carta e e-mail

O INSS informou que está sendo feita uma filtragem nos cerca de 200 mil agendamentos já marcados para solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição para averiguar aqueles que podem ter o benefício concedido de forma automática. Em seguida, os segurados serão avisados por carta e e-mail (caso o segurado tenha cadastrado nos sistemas do INSS). Também é possível conferir essas informações diretamente no site do INSS, na seção “Meu INSS”, ou pelo aplicativo para celulares. O instituto lembra que “o INSS não envia mensagens eletrônicas solicitando qualquer dado do segurado”.”Uma vez informado do direito e, se o segurado concordar com as informações apresentadas pelo instituto e nem desejar acrescentar outros elementos (tais como vínculos que não foram informados antes), o benefício será concedido automaticamente”, explica o INSS.

Aposentadoria por idade

No caso da aposentadoria por Idade, o INSS enviará comunicado ao segurado que possui todas as condições necessárias um mês antes do aniversário para informá-lo que já tem direito a este benefício, ou seja, realizou 180 contribuições (o correspondente a 15 anos) e que tenha idade de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher).Ao receber a notificação de que tem direito à aposentadoria por idade e, caso tenha interesse em receber o benefício, o cidadão confirma diretamente pelo 135. Neste caso, o INSS envia outro comunicado já com as informações sobre o pagamento do benefício.Também é possível conferir essas informações diretamente no site do INSS, na seção “Meu INSS”, ou pelo aplicativo para celulares.Para os próximos meses, o INSS promete lançar um simulador do tempo de contribuição, de forma a indicar ao segurado se ele tem direito à aposentadoria ou, caso contrário, quanto tempo falta para que ele tenha direito ao benefício (G1)

Share

Ipiaú: Supermercado é assaltado na antiga Feirinha

Homem armado assaltou o Mercado do Guga (Foto: Giro Ipiaú)

O Supermercado do Guga, localizado na Praça Itambé, antiga Feirinha, foi assaltado por volta das 16h40 dessa quinta-feira (01/02). De acordo com informações de um funcionário, um indivíduo armado com um revólver chegou no estabelecimento comercial, se aproximou do caixa do supermercado e anunciou o assalto, levando uma quantia de dinheiro não divulgada. O circuito interno das câmeras registrou a ação do criminoso que fugiu em seguida na garupa de uma motocicleta em direção a Rua Altino Cerqueira e em seguida bairro da Invasão. Durante o assalto, o bandido não usava capacete, o que leva a hipótese que ele não seja morador de Ipiaú. Assista o vídeo:

 

(Giro Em Ipiaú)

Share

Comandante da 55ª CPMI ressalta diminuição dos índices de homicídios em ipiaú e Região

Na manhã desta Quinta-feira (01), o Comandante da 55ª CPMI, Major Jocevã Oliveirao foi o entrevista pelo radialista Amarelinho que comanda o programa Notícias em Foco que vai ao ar de Segunda a Sexta a partir das 08:00h na Ipiaú FM. Na ocasião, o Major destacou o trabalho diferenciado que esta sendo feito pela 55ª CPMI sobretudo no combate da criminalidade e de investigação. Segundo o comandante, os índices de homicídios nas cidades com cobertura da 55ª CPMI vem caindo a cada ano. Segundo o comandante, no ano de 2015 a cidade de Ipiaú registrou 25 homicídios, já no ano seguinte foram 28 homicídios e, em 2017 a Polícia Militar registrou 32 homicídios. Se somados os números das outras cidades de cobertura da 55ª CPMI os índices caem. Ainda segundo o Major Jocevã,essa diminuição se deve ao belíssimo trabalho conjunto entre a Polícia Militar, Polícia Civil, o poder judiciário e também o Ministério Público. O Major Jocevã também pediu a ajuda da população no combate ao crime enviando denúncias através do Whatsapp da corporação.

O Major ainda ressaltou a parceria com a CDL que vem colhendo bons frutos ajudando a  diminuir a criminalidade na cidade de Ipiaú. (Amarelinho Notícias)

Share

Ubatã: Audiência na CAR discute reforma do Mercado Municipal

Audiência aconteceu na sede da CAR (Foto: Ubatã Notícias)

Audiência realizada nesta terça-feira (30) na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) discutiu o Projeto para a reforma do Mercado Municipal de Ubatã. Participaram da audiência o Coordenador de Engenharia do Car, Gilvan Jardim, o Secretário de Infraestrutura, Paulo Henrique, e o Secretário de Administração, Expedito Rigaud. Segundo Rigaud, a Engenheira Gislane Souza – da CAR – fará uma visita técnica ao Mercado nas próximas semanas para fazer os últimos ajustes no projeto para que seja encaminhado o mais rápido possível para licitação.  “O Projeto passará por ajustes e após isso será licitado. O Governo da Bahia pretende entregar a obra de reforma do Mercado Municipal ainda em 2018”, destacou Expedito, que nesta segunda ainda participa de outras audiência em Salvador juntamente com a prefeita Siméia Queiroz (PSL) e o Titular da Infraestrutura. (Ubatã Notícias)

Share

PGR analisa possível participação de Temer e ministros em crimes cometidos na Caixa

Foto: João Américo / Secom PGR

A Procuradoria-Geral da República apura a possibilidade de o presidente Michel Temer ter participação nos crimes cometidos na Caixa Econômica Federal. Também é considerada a participação de ministros de Estado. Desde o dia 17 de janeiro, a PGR analisa o relatório da perícia forense realizada na CEF e que resultou no afastamento inicial de quatro vice-presidentes do banco por suspeitas de participação em um esquema que favorecia empresas em troca de propina. As menções ao atual presidente se referem a um e-mail enviado pela Vice-Presidência da República, à época ocupada por Temer, direcionado ao então vice-presidente de Operações Corporativas da Caixa, Roberto Derziê. No e-mail, Temer intercede para a nomeação de um funcionário da Caixa para ocupar a Superintendência Regional do banco em Ribeirão Preto (SP). Em outro momento do relatório, o ex-executivo da Caixa Antônio Calros Ferreira diz que se encontrou com Temer em 2014 após uma reunião com Eduardo Cunha. Na ocasião, o ex-executivo relatou que o então deputado federal exigiu que ele apresentasse uma relação com todas as operações de crédito da vice-presidência de Operações Corporativas do banco acima de R$ 50 milhões que haviam sido liberadas ou estavam prestes a serem realizadas. Ferreira disse que se negou a entregar os dados e relatou a pressão sofrida ao presidente Temer. Aos responsáveis pelo relatório, ele contou que o peemedebista tentou tranquilizá-lo, dizendo que era pra ele continuar trabalhando normalmente, porque Cunha era um “deputado controverso”. O ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) foi citado peo ex-executivo da Caixa Giovanni Alves. Em julho de 2014 ele enviou um e-mail para Roberto Derziê com informações sobre potencial cliente do banco, em que cobra um retorno a alguém cujo apelido era “CB”. Segundo o relatório, a expressão é uma abreviação para “cabeça branca”, apelido atribuído a Moreira Franco – vice-presidente de Fundos de Governo da Caixa entre 2006 e 2010. De acordo com o Uol, a assessoria de imprensa da Presidência da República disse que Temer apenas tranquilizou Antônio Carlos Ferreira a manter inalterado seu comportamento, que não queria atender às demandas de Eduardo Cunha. A assessoria de Moreira Franco disse que não se manifestaria. (Bahia Notícias)

Share

Maraú: Incêndio atinge vegetação perto de praia; veja vídeo

Foto: Reprodução / Maraú Notícias

Uma área de vegetação pegou fogo perto de uma praia em Maraú, no Baixo Sul baiano. Ainda na manhã desta quinta-feira (1°), a área ainda apresentava muita fumaça, informou o G1. O fato ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (31), na altura do Km-05 da BR-030, no povoado de Saquaíra. Um vídeo do Marau Notícias registrou o incêndio. Mesmo com o fogo, ninguém ficou ferido, mas a mata ficou destruída. Conforme o secretário de Agricultura e Pesca da cidade, Valdemir Lisboa, as chamas só foram controladas por volta das 22h. Policiais militares, funcionários da prefeitura e populares participaram da ação para apagar o incêndio. A suspeita, segundo o secretário, é que as chamas tenham se espalhado por alguém que colocou fogo em um lixo, próximo à área. Segundo ele, a prática seria comum. (Bahia Notícias)

 

Share

Ipiaú: Homem arromba distribuidora de bebidas e é detido em flagrante

Suspeito foi preso em flagrante (Foto: Leitor/Giro Ipiaú)

Um homem foi detido por volta das 12h30 dessa quinta-feira (01/02) durante uma tentativa de furto no depósito de uma distribuidora de bebidas na Rua Padre Fileto, centro de Ipiaú. Segundo informou um funcionário ao GIRO, o individuo esperou os funcionários fecharem o portão e após se dirigirem para uma casa ao lado, o criminoso inciou a tentativa de furto, usando uma barra de ferro e arrombando o cadeado. “O pessoal (funcionários) que estava na casa ao lado, percebeu um barulho e ao chegar no depósito flagrou o cara tentando arrombar a cabine do caminhão. Ele foi dominado e entregue à polícia”, contou. Ainda segundo o funcionário, o suspeito tinha sido visto mais cedo transitando na rua.Rafael Maia de Jesus foi preso pela PM. De acordo com o Major Jocevã Oliveira, o suspeito confessou a tentativa de furto e ainda informou que um comparsa o esperava numa motocicleta. O segundo suspeito conseguiu fugir. Com Rafael foi encontrada a barra de ferro usada para arrombar o estabelecimento comercial. Ele está custodiado no Complexo Policial de Ipiaú à disposição das autoridades policiais. (Giro Em Ipiaú)
Share

Maioria dos brasileiros quer Lula preso, diz Datafolha

Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostra que 53% dos brasileiros acham que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ser preso, contra 44% que apoiam o contrário. Outros 3% afirmam não saber. Os dados foram publicados hoje pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 29 e 30 de janeiro, poucos dias após o petista ter confirmada a sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no dia 24. Mesmo assim, o porcentual dos que acham que Lula deveria ser detido oscilou 1% para baixo em comparação a setembro de 2017. O número dos que acreditam que o ex-presidente não deveria ser preso subiu 4%. As variações estão dentro da margem de erro de 2% para mais ou para menos. O Datafolha também aponta que para 51% dos entrevistados Lula não deveria poder disputar as eleições. Os que acham que o petista deveria participar do pleito marcam 47%, um empate técnico. Com a decisão do TRF4, Lula estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que impediria a sua candidatura presidencial. De acordo com a pesquisa, 42% afirmam ter conhecimento e estar mais ou menos informado sobre o julgamento do petista. Outros 24% dizem ter conhecimento e estar bem informado sobre o caso. Para o levantamento, foram entrevistadas 2.826 pessoas em 174 municípios. (Veja)

Share

Ângelo Coronel diz que não vai protocolar PEC que prevê extinção do TCM

Após o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) anunciar que irá votar a retirada dos programas federais do índice de pessoal, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD), afirmou nesta quarta-feira (31) que não deverá protocolar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a extinção da Corte. “Ninguém tem intenção de extinguir, queríamos fazer com que o TCM se adequasse à realidade dos tribunais do Brasil”, explicou. A questão da retirada dos programas federais do índice é um imbróglio que se estende desde meados de 2017 e chegou ao ápice no início de dezembro, quando Coronel ameaçou levar ao plenário o projeto para extinguir a corte (veja). Ao Bahia Notícias, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro afirmou que os gestores são vítimas da rigidez do sistema de avaliação do TCM (leia mais). “Do Nordeste todo só a Bahia não tirou os programas federais das contas municipais”, reclamou. Pela legislação vigente, o pagamento de salário de funcionários de programas federais ligados à área de saúde, por exemplo, acaba entrando nas folhas municipais e sobrecarregando os gastos com o índice pessoal e fazendo com que as contas dos gestores sejam rejeitadas. (Bahia Notícias)
Share

Ipiaú: População reivindica falta de apoio do executivo na infraestrutura da cidade

Resultado de imagem para ipiaú:ruas do irmã dulce

Foto Reprodução do bairro em tempos chuvosos (Imagem do Leitor)

2018 já chegou, ano político, ano em que as pessoas vão para as ruas das suas cidades para escolherem em quem votar. Em Ipiaú, é exatamente nas ruas que os problemas vem ocorrendo, com ruas emburacadas, asfalto cedendo, o mato tomando conta das calçadas e a população carente sofrendo com tantas deficiências que a cidade vem passando.
A nossa equipe de reportagem esteve no bairro Vila Irmã Dulce e registrou muitas reclamações por parte da população na manhã desta quinta feira (01), o bairro a muito tempo sofre com a sua estrutura em péssimas condições, a entrada do bairro já é bastante famosa pelo grande número de acidentes em ocasiões de chuva, “Nem jegue sobe esta ladeira quando está chovendo” ironizou um morador do bairro.
vale lembrar que no mês de março de 2017, o repórter Mateus Oliver esteve neste mesmo local onde recebeu as mesmas reclamações, na época tentou por diversas vezes levar ao conhecemento do poder executivo mais ninguém atendeu as nossas ligações.
Os vereadores San de Paulista e Lucas Da Social disseram ao repórter na época que haviam feito indicações e enviado ofícios para o executivo visando beneficiar tal bairro mais alegou que ainda não haviam obtido quaisquer resposta  da instituição.
Pelo que se pode ver, nada foi feito até o momento, pois a população do bairro continua tendo que conviver com o mesmo descaso.
O mesmo acontece no bairro Santa rita, os moradores clamam por socorro, o referido bairro também foi visitado na mesma data que o irmã dulce pelo mesmo comunicador onde foi registrado a tristeza da população em ter que conviver com um bairro sem rede de esgotamento sanitário, sem pavimentação, e ainda pagar seus impostos caros que o país vem gerando para o brasileiro. A situação também não foi resolvida e o caos continua.
O centro da cidade tem frequentado sérios problemas em tempos de chuva, pois grande parte da cidade a exemplo de Rua Nova Conquista, Cinquentenário, Rua do Sapo, Rua Vicente Júlio aragão dentre outros pontos que ficam no centro da cidade, tem sofrido com os alagamentos por falta de estrutura na pavimentação asfáltica e falta de bocas lobos suficientes para aguentar toda a água que passam pelos locais.
A nossa Reportagem do AMARELINHO NOTÍCIAS procuramos contato com a prefeitura para falar sobre os casos e buscar quais projetos estão em exercício para a resolução dos casos, mais ninguém atendeu nossas ligações.

Fonte: Amarelinho Notícias

Share

Morre garota de 13 anos atropelada em Aurelino Leal

Brunyelle Santos tinha apenas 13 anos I Foto: Ubaitaba Urgente

Faleceu na manhã desta quarta-feira (31/1), no Hospital de Base em Itabuna, a estudante Brunyelle Santos, 13, que morava no bairro São Cosme, em Aurelino Leal. Brunyelle foi atropelada no último domingo (28/1), à tarde nas proximidades do Posto Brasil 500, na entrada da cidade de Aurelino Leal. O veículo atropelador foi um Monza verde de placas JOU-0473, que estava sendo dirigido por um jovem de nome não revelado, que por pouco não foi linchado pela população revoltada. Após atropelar a estudante, o carro ainda colidiu contra um poste de iluminação pública. Segundo populares, o motorista estava em visível estado de embriaguez.  Brunyelle foi encaminhada em estado grave para Itabuna e na manhã de hoje não resistiu e veio a óbito. (Ubaitaba Urgente)

 

Share

Ipiaú: Operadora deixa clientes sem sinal

Foto: Divulgação

Na noite desta quarta-feira (31) a operadora de telefonia móvel Claro deixou os clientes da cidade de Ipiaú e região no escuro. Muitos clientes reclamavam da falta de sinal pelos mais diversos pontos da cidade e região. A operadora chegou a ser contactada por alguns de seus usuários mas informou apenas que não conseguiam registrar nenhum tipo de falha na rede local. Em tempo, era possível perceber o Manifesto nos grupos de WhatsApp, e nas demais redes sociais da cidade, informando o descaso e registrando a insatisfação da população. A equipe de reportagem do AMARELINHO NOTÍCIAS também tentou contato com a operadora para entender melhor o motivo de tal situação, mas fomos informados de que nenhum tipo de intervenção na rede Claro foi detectado pela sua Central. Porém na cidade de Ibirataia que fica a poucos quilômetros, houve uma queda na rede, e que até as 21:45hrs estaria normalizado. por volta das 22:40hrs da noite o sinal ainda não tinha se restabelecido e também a operadora não deu previsão de resolução para o problema. Portanto, os celulares que usam a operadora Claro, permaneceram apenas em chamada de emergência. (Amarelinho Notícias)

Share